English Español Deutsch Française Italiano

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Prevenção: Câncer do Colo do útero

Olá meninas,
Hoje o assunto é bem sério!!!
Recentemente uma paciente da minha enfermaria faleceu aos 46 anos, e o pior é que isso poderia ter sido evitado!!! Ela apresentava um estágio terminal de câncer do colo do útero, nesta fase a doença não tem cura, restando apenas medidas paliativas.

Como ela milhares de brasileiras morrem todos os anos, vítima do mesmo mal. O câncer do colo do útero é o segundo mais prevalente entre as mulheres em nosso país (perde apenas para o câncer de mama). Se identificado e tratado precocemente, as chances de cura são altas. Porém em estágio avançado, as chances são nulas.

A prevenção é feita através da coleta anual do preventivo. Aquele exame no qual o ginecologista utiliza um espéculo (bico de pato) para visualizar o colo do útero e colhe o material para análise. Não dói nada.
Esse material fornece informações importantes da possibilidade de desenvolvimento de câncer mesmo antes do seu surgimento.

Quase sempre o câncer do colo desenvolve-se através da infecção pelo vírus HPV (Papiloma vírus humano), que é transmitido na maioria das vezes por via sexual. Este vírus apresenta vários subtipos, porém alguns apresentam potencial maior para o desenvolvimento do câncer. Outros estão mais relacionados às verrugas genitais (condilomas). É importante saber que nem todo mundo que tem HPV desenvolve câncer.

O período entre o contato, infecção e desenvolvimento do câncer de colo de útero geralmente é longo, na maioria das vezes vários anos. Assim a infecção pode levar a alguns sinais no exame preventivo, permitindo ao ginecologista tratar precocemente os achados.

Uma nova arma contra a doença consiste na vacinação contra HPV. Ela protege contra os subtipos mais relacionados ao câncer e dependendo do tipo, também das verrugas genitais. Porém nem todas as mulheres têm indicação de vacinação, uma vez que a prevalência de HPV entre as mulheres sexualmente ativas é alta. Assim ela protege principalmente as meninas que ainda não foram expostas.

 O Brasil tem avançado na detecção precoce do câncer do colo do útero, atualmente o número de diagnóstico de lesões precursoras da doença tem crescido consideravelmente, aumentando as chances de cura. Além disso, o surgimento da vacina para prevenção dos principais tipos dos vírus de HPV relacionados a câncer de colo de útero, aumentam as expectativas positivas no combate a essa doença que acomete e mata tantas brasileiras.

E aí já colheu seu preventivo esse ano? Eu já marquei minha consulta com a minha ginecologista, não deixe de marcar a sua!!!




Foto: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...